Primeiro de tudo, você vence o Finguz sendo o primeiro a alcançar o Anel Supremo de Poder, Imortalidade e Diversão (bem chamativo, não?). É o círculo no centro do tabuleiro. Você deve alcançá-lo com um número exato de espaços. Se ultrapassar, você fica onde está até a próxima rodada.
Em vez de usar dados para se mover, o Finguz usa Flickoffs. É como Pedra, Papel e Tesoura, mas com o número de dedos. Os jogadores revelam seus números ao mesmo tempo.
O jogador de ataque quer se mover para um determinado espaço, e o jogador de defesa tenta adivinhar o número que o ataque vai jogar, para retardar ou até mesmo fazer o ataque voltar. A diferença entre os números dos dois jogadores é o número de espaços que o ataque se move. Não importa quem joga o número maior, o que conta é sempre a diferença.
Se ataque ou defesa jogarem cinco e o outro jogador jogar um, o ataque se move pela diferença: quatro espaços. Um cinco contra quatro significa um ganho de apenas um espaço para o ataque. Você já entendeu, certo?
Você pode ver que quanto mais próximo a defesa estiver de adivinhar o número jogado pelo ataque, menos espaços o ataque se move. Mas e se a defesa acertar exatamente? Então o ataque recua três espaços! Não importa se é cinco contra cinco ou um contra um. O ataque sempre tem que recuar três.
Os jogadores se movem de espaço em espaço ao longo de qualquer caminho no tabuleiro, incluindo os caminhos do Anel Externo e do Anel Interno. O ataque pode passar por espaços com outros jogadores. Não há bloqueio no Finguz, mas há algo ainda melhor: cutucar!
Quando o ataque cai em um espaço com outro jogador, ele cutuca esse jogador. Em Finguz, isso é chamado de “poking”. Poking significa que o ataque fica naquele espaço. Então o ataque move a defesa para um espaço equivalente ao número de espaços que ele conseguiu no Flickoff. O ataque decide para qual espaço a defesa vai. Se o movimento fizer a defesa cair em outro jogador, o ataque cutuca esse jogador também!
Para começar, cada jogador escolhe uma cor e coloca sua ficha no círculo daquela cor no Espaço Inicial (cor sólida) do caminho.
O jogador azul (ou qualquer outra cor que você decida) começa como ataque e joga um Flickoff com o jogador à sua esquerda, o jogador de defesa. O ataque se move com base no resultado do Flickoff. Então, a defesa se torna ataque e joga um Flickoff com o jogador à sua esquerda. Os Flickoffs continuam no sentido horário ao redor do tabuleiro até que alguém vença.
Jogando com apenas dois jogadores? Vá para as regras da versão de 2 jogadores.
Aleatório é como o aleatório faz. Se você não consegue lidar com o fato de que o Finguz embala estratégia no que seria uma jogada de dados aleatória, tudo bem. Você pode usar um dado de qualquer outro jogo e contar um seis como cinco durante os Flickoffs. Talvez você queira usar dados quando jogar com crianças ou com qualquer pessoa que não consiga usar muita estratégia.
Sim, o Finguz terá cartas em breve também. Elas darão mais opções de jogada para o ataque durante o turno, mas todos os outros podem jogar certas cartas, mesmo quando não for o turno deles.
As cartas adicionarão ainda mais estratégia à experiência do Finguz. Enquanto você espera as cartas aparecerem, pode apenas ficar olhando para o espaço das cartas da sua cor e imaginar esse futuro mais perfeito...
Um jogo um contra um de Finguz é rápido e divertido. Comece em caminhos opostos. As regras são basicamente as mesmas que nas versões de 3 ou 4 jogadores, exceto que cada jogador deve ir até o Espaço Inicial do oponente e depois correr para o centro para vencer. Sem usar nenhum dos caminhos do Anel. Sem cartas. Cutucar é permitido!